Últimas Notícias

Zequinha Marinho se reúne com os Optometristas do Pará

Um grupo de representantes dos profissionais de Optometria do Estado do Pará, liderado pelo optometrista, Levi Monteiro, que esteve acompanhado do presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria (CRÓO-PA), Victor Borges, a advogada Élida Borges, o tesoureiro Gerson Almeida, e outros associados, foi recebido na tarde desta quinta-feira, 25, pelo vice-governador, Zequinha Marinho para apresentar pleitos da categoria e solicitar o apoio no Estado.

Segundo o presidente do Conselho, Victor Borges, o Optometrista é o profissional que identifica, diagnostica, corrige e prescreve soluções ópticas que irão compensar as ametropias – que são as alterações visuais não patológicas, como miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo e vista cansada, dentre outras. “A classe está regulamentada, já temos uma centena de optometristas atuando junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo à população uma significativa melhora no acesso a cuidados com a saúde visual”, ressaltou.

Durante a reunião, foram debatidos assuntos sobre a profissão, a fim de dar visibilidade ao profissional da área no Estado. De acordo com a comissão recebida por Zequinha Marinho, a dúvida entre as competências do oftalmologista e do optometrista se dá, em grande parte, porque os exames feitos pelos profissionais optometristas acabam sendo feitos também pelos médicos durante a consulta.

“O Optometrista em sua formação superior exerce sua função voltada para realização de exames de vista com competências para prescrever óculos, lentes de contato e fazer terapias de reabilitação visual, sendo este o mais preparado a exercer essa atividade. A profissão é reconhecida e fomentada ainda, por organizações mundiais, dentre elas, a Organização Mundial da Saúde – OMS, a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e a Organização Internacional do Trabalho – OIT, porém, infelizmente, sofremos uma perseguição por parte de certos segmentos da saúde e determinados profissionais que não entendem a legitimidade da nossa profissão. Por isso, viemos solicitar o apoio do nosso vice-governador, Zequinha Marinho, que entendeu a importância da profissão e se mostrou disposto a dar o apoio necessário à classe”, declarou Victor Borges.

O vice-governador Zequinha Marinho se dispôs a apoiar os profissionais e se comprometeu em analisar o projeto “Optometria no Estado” para, em seguida, apresentá-lo aos gestores municipais e demais categorias envolvidas no tema.

 Palestra 17/11/2017

 

 

 

CHEGOU A HORA DE LUTAR EM DEFESA DA OPTOMETRIA!

 

148 Internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), receberam doações de óculos nesta segunda-feira (15/05)

 

Em mais uma ação, fruto da parceria do Tribunal de Justiça do Espírito Santo com a Secretaria de Estado da Justiça, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, 148 internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), que passaram por exames visuais, receberam doações de óculos nesta segunda-feira (15/5).

 

 

 

 

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Optometrista – 06 de março, o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO lança uma Campanha Nacional de Conscientização em Saúde Visual.

Acesse nossa Revista Digital e conheça mais sobre essa tão importante e necessária profissão no Brasil e no mundo.

Assista também ao vídeo “Os três O’s dos olhos” e entenda melhor os profissionais que compõem a equipe de cuidado dos olhos.

“O Optometrista é o profissional da área da saúde, não-médico, que cuida da reabilitação visual plena do indivíduo em todos os níveis.

A Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.”

 

Ricardo Bretas

Presidente

Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria